segunda-feira

As prefeituras e a corrupção

Salve salve torcida alvi verde de Parque Antarctica

Gente é o seguinte.
No programa Espaço Aberto de sábado último, dia 5 de abril, que vai ao ar na Globo News e comandado pelo Jornalista Alexandre Garcia, o tema em debate foi “A corrupção nas prefeituras”. Para debater o tema estavam presentes David Fleischer (Prof. de Ciência Política da UNB) e Dr. Navarro (Secretário Geral da Corregedoria Geral da União).
Muito bem. Periodicamente, a Corregedoria Geral da União faz um sorteio de algumas dezenas de municípios cujas contas públicas serão investigadas. Por último, foram sorteados 60 municípios das cinco regiões brasileiras. Destes, 55 municípios, ou seja, 92%, vejam bem, 92% tinha suas contas irregulares, fruto da ação de esquemas de corrupção. Gente, são 92%!!! Apenas 5 municípios investigados estavam com as contas em ordem.
Aí, a indignação expressada pelos participantes do debate, com a qual eu faço coro não é de hoje, é o fato de a população aceitar passivamente que políticos desonestos roubem o dinheiro que deveria ser investido na saúde, na educação, na segurança, na habitação, etc, etc, etc.
Não tem muito tempo, aqui mesmo em O Porconauta, eu publiquei um texto onde cobrava uma posição mais participativa da população em relação às sucessivas denúncias de corrupção que freqüentam todas as esferas do poder público (municipal, estadual e federal). Naquela ocasião eu sugeria que se a população se mobilizasse para cobrar das autoridades um comportamento mais honesto, com a mesma intensidade com que se mobiliza quando o assunto é futebol, construção de arquibancada em tempo recorde, doação de cimento, etc., certamente muito pouco teríamos do que reclamar; certamente viveríamos num país melhor, mas bem melhor mesmo.
Parte do prédio da reitoria da UnB foi invadido e tomado, na semana passada, por estudantes que, em contrapartida às denúncias de gastos absurdos com a reforma do apartamento do reitor resolveram dar uma resposta exigindo, inclusive, a saída dele da direção da universidade. Embora este ato seja localizado, pelo menos serve para nos mostrar que o inconformismo deve pautar as ações daqueles que se consideram prejudicados, injustiçados, discriminados, afrontados, desrespeitados seja por quem quer que seja, desde um vereador de meia pataca até um presidente bêbado. E se alguém não souber o que é uma pataca, é melhor ir para o estádio e ficar sentado em seu próprio dinheiro, esperando um gol que, certamente, não vai melhorar em nada a vida das pessoas.
Somos cantados, decantados e aclamados pelos quatro cantos do mundo como o país do carnaval e do futebol, e como não vejo qualquer sinal de que as coisas possam mudar radicalmente, acho que estou perdendo meu tempo em ficar escrevendo, querendo com isso sensibilizar as pessoas no sentido de agirem, tomarem atitudes mais veementes cujo benefício viria em seu próprio favor.
Repito: a verdade dói e a lama é suja!

Nenhum comentário: