sexta-feira

Revista ÉPoca

01/04/2011

Vendas de carros têm maior queda em 37 anos no Japão


De acordo com a Associação de Revendedores de Automóveis do Japão, as vendas de carros novos, caminhões e ônibus despencaram 37%, para 279.389 unidades, em comparação com março do ano passado. Montadoras suspenderam a produção em função do terremoto do dia 11

Por Agência Estado

As vendas de automóveis no Japão tiveram a maior queda dos últimos 37 anos em março, depois que as montadoras foram forçadas a suspender a produção e a reduzir o envio de veículos para as revendedoras, em consequência do terremoto do dia 11. A Associação de Revendedores de Automóveis do Japão informou hoje que as vendas de carros novos, caminhões e ônibus despencaram 37%, para 279.389 unidades, em comparação com março do ano passado. Esta foi a maior queda desde a crise do petróleo, em maio de 1974, quando as vendas diminuíram 55%. Os dados não incluem miniveículos com motores de até 660 centímetros cúbicos.

As vendas da Toyota caíram 45,9%, para 110.667 unidades em março, com as vendas de veículos da marca Lexus recuando 10,2%, para 4.417. As vendas da Honda diminuíram 28,3%, para 43.329, e as da Nissan cederam 37,7%, para 45.700. Em abril, as vendas deverão cair 50% ou mais, segundo Koji Endo, analista da Advanced Research Japan.

Separadamente, as varejistas também começam a mostrar reflexos negativos do terremoto de 11 de março em suas vendas. A Isetan Mitsukoshi Holdings, a maior operadora de lojas de departamento do Japão, informou que as vendas das lojas Isetan caíram 28,4% em comparação com março do ano passado, enquanto as das lojas Mitsukoshi recuaram 22,8%.

Outra importante operadora de varejo do Japão, a Fast Retailing, afirmou que as vendas domésticas na cadeia de lojas de vestuário Uniqlo caíram 10,5% em março - a primeira queda em três meses. Cerca de 12 lojas Uniqlo na área afetada pelo terremoto fecharam as portas após o terremoto. As informações são da Dow Jones.

Obs.: A matéria acima suscita uma preocupação, ou seja, até que ponto os reflexos do desastre na indústria automobilística do Japão irão repercutir na linha de montagem da Mitsubishi Motors, em Catalão?

Nenhum comentário: