terça-feira

Discriminação

A educação em nosso município possui alguns capítulos dos mais significativos da nossa história . Ao tomar conhecimento das coisas que cercam todo o processo de implantação de cada novo estabelecimento de ensino, tem-se a certeza de que todos quantos estiveram envolvidos em cada projeto, doaram tempo, suor, lágrimas, parte de suas próprias vidas.
Cada uma das escolas, seja ela pública ou particular, tem sua parcela de contribuição na contrução do edifíco sócio-cultural da cidade. De forma que todas elas merecem nosso reconhecimento e respeito. E quando digo "escola" eu me refiro a todos que nela trabalham, trabalharam, estudam e estudaram.
Dia 10 de maio, um dos mais importantes estabelecimentos de ensino do estado de Goiás completou 50 anos de existência: o Colégio Estadual "João Netto de Campos". Dada a precariedade de verbas destinadas a eventos comemorativos, a simplicidade deu o tom às festividades. João Netto de Campos, juntamente com o esforço de outros ilustres catalanos dedicados à causa social, conseguiu esta obra cujos benefícios extrapolam os limites meramente físicos, fronteiriços e isso vem acontecendo desde o início de seu funcionamento. Representando meu avô no dia 10 de maio fui receber homenagem em uma cerimônia isenta de glamour, de politicagem (tão comum em ocasiões como essa), e que contou com a presença de professores, ex-diretores e pessoas ligadas à escola, familiares de ex-diretores, etc. Os políticos não fizeram falta alguma. O João Netto de Campos, o estadual fez 50 anos e, passado 1 mês, nenhuma linha foi escrita para salientar tal acontecimento. No Blog que dedico à história de Catalão (www.nossocatalao.blogspot.com), publiquei uma dezena de fotografias e um breve texto sobre o
aniversário da escola, mas os veículos de comunicação impressa nada publicaram. Isso, pra mim, cheira à discriminação, atitude digna da cultura "Jeca". Só pra lembrar, a direção da escola sempre esteve à cargo de pessoas que em momento algum tiveram seus nomes frequentando as páginas que noticiam o descalabro, a má versação do dinheiro público, a corrupção.

Nenhum comentário: