quarta-feira

Deu Itumbiara

A Suzuki vai para Itumbiara.

Nota na coluna “Giro” de O Popular desta terça, 29 de março de 2011, diz mais ou menos assim: “embora tenha sido uma decisão técnica, a ida da Suzuki para Itumbiara pode ter decidido as eleições de 2012, em Catalão”.

Nota no Jornal Diário da Manhã credita ao esforço do prefeito José Gomes todo o mérito pela ida da Suzuki para Itumbiara, dando a entender que esforço algum fora realizado pelo prefeito de Catalão.

Evidentemente que a decisão de instalar um empreendimento do porte de uma montadora de veículos, não pode ficar à mercê da vontade de políticos, pertençam eles a que partido for. Por outro lado, não se pode relegar a um plano inferior, o papel que a política tem no sentido de obter, para o empreendimento, benefícios de maior impacto sobre o processo produtivo. E nessa situação vence quem tiver o maior cacife.Venceu Itumbiara.

A questão técnica, claro, deve ter o maior peso numa decisão dessa natureza. À distância, eu colocaria Itumbiara em igualdade de condições com Catalão: ambas possuem vias de acesso e escoamento da produção, a posição geográfica privilegia os dois municípios, a rede de ensino profissionalizante está presente e muito bem instrumentalizada, o comércio lá e aqui são, absolutamente, dinâmicos, diversificados e a renda per capita apresenta números invejáveis. O que poderia pesar a favor de Catalão, entre outras coisas, é a presença da Mitsubishi o que, certamente, seria uma fonte de subsídios de toda ordem, além de o mesmo grupo empresarial estar à frente das duas montadoras no Brasil.

De qualquer modo, é um fato que fornece novos contornos à nossa realidade política e que terá reflexos nos resultados das eleições municipais de 2012. Quem herdará os dividendos políticos e quem arcará com os prejuízos dessa decisão, é uma aposta que eu faria somente com o desenrolar dos fatos daqui pra frente. Todavia, alguns pontos podem ser trazidos ao debate desde já:

1 – a presença de um sindicalismo ligado às grandes centrais sindicais;

2 – as recentes denúncias de corrupção envolvendo a alta administração municipal;

3 – A baixa avaliação que a administração municipal vem recebendo;

4 – A falta de uma equipe de gabarito e que se fizesse apresentar com mais profissionalismo nas gestões junto ao empresariado;

5 – Catalão e Itumbiara são dois dos maiores pólos da produção industrial do Centro Oeste mas, na eleição para governador, Itumbiara deu 85% dos votos a Marconi Perillo;

6 – Quando JK decidiu construir Brasília, no interior do país, ele o fez, diz-se, com o propósito de interiorizar o desenvolvimento. Não seria este o enredo de um plano de distribuição do desenvolvimento da atual administração estadual?

7 – E o grupo político ligado ao governador, teria sido desmerecido ou existe alguma promessa de compensação?

8 - Até onde a ingerência da política deste ou daquele grupo teria feito a diferença frente a uma realidade, estritamente, empresarial?

De concreto, mesmo, é que a montadora vai pra Itumbiara e este evento terá múltiplos desdobramentos na seara política de Catalão. Sair numa caça as bruxas não é uma atitude inteligente, por quanto, aprender com os erros, além de inteligente, demonstra altivez, sensibilidade e comprometimento com a causa progressista.

Nenhum comentário: