segunda-feira

Nossa vocação não é a corrupção


A história de do nosso município tem sido marcada por uma contumaz vocação de oferecer exemplos de pessoas com inquestionável conduta profissional e moral. São profissionais da medicina, pessoas das letras e das artes, da educação, das ciências jurídicas, da religião, da diplomacia, etc. São personalidades que impressionam pela erudição, pela dedicação com que exerceram seus ofícios; são pessoas que escreveram capítulos dos mais importantes de nossa história, tamanha vocação para agir com arrojo, coragem e desprendimento, numa época em que tudo era dificuldade. Eu até poderia fazer uma lista com nomes de várias personalidades que, além das virtudes acima listadas, se destacaram, mais ainda, por colocar o bem coletivo acima de tudo, acima e bem longe, inclusive, das tentações provocadas por interesses escusos e que terminam por macular, de forma irreparável, a dignidade e o orgulho de toda uma população. Todavia, não o farei sob o risco de cometer injustiças. A lista é enorme.
Nesse sentido, me sinto à vontade para dar um destaque especialíssimo a uma classe de cidadãos cujos nomes sempre vêm à baila quando o debate é direcionado para a seara política. Além de exemplares na profissão que abraçaram e exerceram como sacerdócio, há aqueles que se destacaram na política, não sob o ponto de vista da ideologia, mas do idealismo.
Desta classe fazem parte pessoas que se destacaram por sua atuação não só na política local, mas, também, nas políticas regional, estadual e nacional. A atuação e a luta destes cidadãos merecem toda reverência pelas conquistas que em muito beneficiaram a gente desta terra e, principalmente, por sua conduta como pessoas públicas, por sua relação com a coisa pública, por dignificar o cargo para o qual foram eleitas.
Vivemos um momento obscuro e delicado. Uma nuvem negra paira sobre nosso glorioso passado, marcado por lutas e conquistas. A história da nossa política, antes escrita às duras penas, porém com honestidade e honradez, vem sendo borrada pela tinta negra do descalabro, da arrogância, da petulância, da insensatez. A galeria dos homens e mulheres públicos dessa terra, pessoas cujos exemplos temos o dever de apreender e aprender, vem sendo surrupiada de seus mais imprescindíveis valores, pela simples presença de indivíduos cuja altivez não vai além da distância percorrida pelos respingos da lama que andam espalhando e manchando a existência da nossa boa gente.
Com este texto, quero homenagear todos aqueles cuja maior riqueza foi poder desfrutar, junto com seus familiares e amigos, dos dividendos obtidos através do exemplo que deram à sua família, aos amigos e a quem, um dia, lhe deu um voto de confiança.

Nenhum comentário: