terça-feira

Durmam com essa

Yahoo Notícias.

São Paulo, 16 mai (EFE).- A Justiça brasileira condenou nesta segunda-feira a quatro anos e quatro meses de prisão em regime semiabierto os dois americanos que pilotavam o jato Legacy que colidiu com um avião comercial da companhia aérea Gol, em acidente que deixou 154 mortos em 29 de setembro 2006.

O juiz federal Murilo Mendes, do município de Sinop, em Mato Grosso, considerou que os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino foram negligentes por não terem revisado o funcionamento do equipamento da aeronave encarregado de transmitir aos controladores de voo informações como altitude, velocidade e direção do avião, assim como o sistema que informa ao piloto a existência de outras aeronaves nas proximidades.

Os dois pilotos, porém, não serão presos, já que a sentença substitui a pena por prestação de serviços comunitários em órgãos brasileiros nos Estados Unidos, além da proibição do exercício da profissão.

"Durante uma hora foram passageiros. Tempo aproximado de uma viagem de Porto Alegre a São Paulo. Tempo em que se percorre a extensão de um país. É muito. Tivesse decorrido um período de dez minutos entre o desligamento e a percepção, talvez não se pudesse censurar demasiadamente a conduta nessa fase. Mas não. Uma hora, no tempo da aviação, é uma eternidade", afirmou o magistrado na sentença.

Lepore e Paladino, que após o acidente conseguiram aterrissar o jato Legacy em segurança, haviam sido absolvidos da acusação de negligência em processo anterior, em dezembro de 2008, mas no início de 2010 a Justiça anulou a sentença e ordenou um novo julgamento. EFE

Agora, leiam alguns comentários de leitores do Yahoo Notícias

- Se fosse o contrario, 2 brasileiros no jatinho e 154 americanos no avião de grande porte, os dois seriam acusados e condenados como terroristas e seriam torturados e pegariam pena de morte.

- Homicídio assim deveria virar jurisprudência! 154 cadáveres e o juíz aplica "esta pena" ? Fico tentando imaginar o que estão sentindo os familiares destas "vítimas", e só falta nossa amada e idolatrada imprensa publicar a foto dos dois assassinos sorridentes novamente. Parecem garotos-propaganda vestidinhos de piloto ! não deveriam usar um pijama laranja ?

- "Vergonha! Vergonha! Justiça sem Vergonha!"

- Acredito que há um equívoco, pois prestação de serviços à comunidade (pena substitutiva) só é possível quando a pena não supera 4 anos!

- Mate-se 157 inocentes e tem 4 anos e 4 meses de serviços comunitarios, na verdade esse juiz tá se borrando todo por conta de que são Americanos.

- Não tenho vergonha de ser brasileiro, tenho nojo dos nossos juizes, os caras vem no Brasil matam +de 100 pessoas e são "condenados" a soltura super aberta, se fosse o contrario no mínimo nossos pilotos pegariam la uma prisão perpétua...Este juiz não serve nem pra ser juíz de futebol da quinta divisão, vai apitar assim la no quinto dos infernos...

- Vergonhoso ! Lamentável! Na proporção, se o caso do figurão do Fmi fosse aqui no Brasil, a camareira certamente seria condenada a fazer um trabalho social de fazer faxina em todos os escritório do Maison de Frances durante o dia e voltar para dormir na cadeia todos dias durante 10 anos.

- Depois pleiteiam cadeira permanente na ONU. Ninguém mais respeita o Brasil. Os estrangeiros INCOMPETENTES vêm para cá, aprontam e vão embora.
Quando a justiça brasileira cedeu às pressões dos norte americanos e permitiram o retorno dos "inocentes" para EUA, já era de se esperar que tudo terminasse em pizza. Se fosse ao contrário, os brasileiros estariam lá ainda.
Por outro lado se a justiça brasileira condenasse os dois a uma pena rigorosa e perda do brevê, a vergonha seria maior porque eles não iriam cumprir a decisão judicial brasileira.

Se quiserem ler mais acessem o Yahoo Notícias.

Nenhum comentário: